2021

 
cidade.jpg

Uma cidade abstrata a seus pés = Une ville abstraite sous vos pieds

Airton Cattani e Jacques Leenhardt

80 p., 2021 – ISBN 978-65-89263-02-9  (impresso)

                      ISBN 978-65-89263-03-6  (digital)

Sinopse: O livro procura colocar em evidência as qualidades visuais das calçadas de Paris. Em uma primeira aproximação, essas superfícies parecem não ter atributos estéticos relevantes. No entanto, um olhar atento consegue perceber que por trás de simples manchas, fissuras e linhas delimitadoras do asfalto, é possível encontrar um mundo de possibilidades de prazer estético. 

Texto em português e francês

Categoria: Artes visuais – Design gráfico – Fotografia

Disponível AQUI

capa astro.jpg
 

Astro-antropo-LÓGICAS - Oriki das matérias invisíveis

Alan Alves Brito

136 p., 2021 – ISBN 978-65-89263-29-6  (digital)

Sinopse: Em diálogo com o pensamento negro, de povos originários e de corpos que foram excluídos do projeto moderno e contemporâneo de ciência e tecnologia, o ensaio "astro-antropológicas: oriki das matérias (in)visíveis" apresenta "cosmologias racializadas". Por meio do diálogo intercultural entre a astronomia e a antropologia, o autor revela de forma crítica e sensível relações assimétricas de poder que marcam corpos-territórios do tecido social brasileiro. Com senso estético, o presente ensaio de ciências conecta os céus e a Terra em uma dança cósmica em que macro e micro mundos (in)visíveis podem finalmente coabitar.

Prefácio de Omó Ayo Otunj e Joanice Conceição

Categoria: Humanidades - Divulgação científica

Disponível AQUI

 
capa avesso.jpg

Lado do avesso e outros poemas

Mariza Silveira Alberton

166 p., 2021 – ISBN 978-65-89263-28-9  (impresso)

Sinopse: Em Lado do Avesso e  outros poemas a escrita é viva, nascida das experiências pessoais, familiares, sociais e políticas de uma mulher de história marcante. Referência nos movimentos de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, destacadamente dos direitos de crianças e adolescentes, Mariza Silveira Alberton tem uma trajetória que daria, por si, uma bela e vasta biografia. Mas o que ela oferece aqui é um trabalho de criação literária sofisticado e ao mesmo tempo acessível originado dessa vida intensa (fragmento do prefácio).

Prefácio de Jackson Raymundo

Categoria: Literatura – Poesia

Lançamento: Feira do Livro de Porto Alegre

                       Dia 4 de novembro de 2021 - 16 horas

 
historiasdesignRS.jpg

Histórias do Design no Rio Grande do Sul

Marcos da Costa Braga e Maria do Carmo Gonçalves Curtis (Orgs.)

284 p., 2021 – ISBN 978-65-89263-23-4  (impresso)

                         ISBN 978-65-89263-22-7  (digital)

Sinopse: O livro contribui para a compreensão dos múltiplos aspectos da atividade projetual nas diversas áreas do design no Rio Grande do Sul. A obra é composta por histórias inéditas ou pouco conhecidas pela historiografia do design no Brasil, e abrangem o design gaúcho em escritórios, empresas, governo e ensino. Um eixo comum aos trabalhos foi a abordagem histórica, sob um enfoque da História Social, que contempla as relações entre os agentes sociais envolvidos nos episódios pesquisados. A publicação da obra reforça a importância e a necessidade de se pesquisar histórias regionais e locais de design em um país continental, para preencher lacunas e promover a inclusão de conhecimento sobre a práxis do design fora do eixo Rio-São Paulo na historiografia nacional de design, além de avançar na proposição de narrativas amplas sobre as origens e o desenvolvimento da prática do design em nosso país.

Textos de Marcos da Costa Braga, Maria do Carmo Gonçalves Curtis, Fábio Gonçalves Teixeira, Christiano Hagemann Pozzer, Dennis Messa da Silva, Fernanda Hoffmann Lobato, Gabriela Cerveira Sallenave, Letícia Bono, Paula Scomazzon, Rafael Peduzzi Gomes, Thaís Cristina Martino Sehn e Vinícius Gadis Ribeiro.

Categoria: Design

Menção Honrosa no 34º Premio Design Museu da Casa Brasileira

Disponível digitalmente AQUI

Para download, clique AQUI

 
capa cenografico.jpg

Design cenográfico: a cenografia em pesquisa: volume 1

Leônidas Garcia Soares e Marion Divério Faria Pozzi (Orgs.)

168 p., 2021 – ISBN 978-65-89263-27-2  (impresso)

                         ISBN 978-65-89263-26-5  (digital)

Sinopse: Este livro é uma das publicações do Curso de Pós-Graduação/Especialização em Design Cenográfico (EDC) do Departamento de Design e Expressão Gráfica (DEG) da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FA-UFRGS). Apresenta artigos científicos gerados a cada momento de duração do curso, das trocas, reflexões e acontecimentos que formaram o caminho da primeira e pioneira edição do curso de Especialização em Design Cenográfico na Região Sul do Brasil. 

Textos de Leônidas Garcia Soares, Marion Divério Faria Pozzi, Cínthia Kulpa, Giovana Birck, Isadora Forner Stefanello, Leonardo Batista da Silva, Marco Fronchetti, Maria do Carmo Gonçalves Curtis, Mariana “Annie” Ruaro de Vasconcelos, Paula Reis Torres, Priscila Gewehr Rios, Rosane Muniz, Thamy Kirsch e Tiago Forner Stefanello.

Categoria: Design

Disponível digitalmente AQUI

Para visualizar no ISSU, clique AQUI

 
vassoura.jpg

Compendium História Natural e Sobrenatural da Vassoura

Glaucis de Morais

92 p., 2021 – ISBN 978-65-89263-21-0  (impresso)

Sinopse: Desde tempos imemoriais, a vassoura é associada ao feminino e ao espaço doméstico. Como instrumento que restitui a salubridade de um ambiente, como ato concreto e simbólico, incorpora o mítico e o político em um só corpo. Se, por um lado, a vassoura carrega a marca da domesticidade, dos trabalhos compreendidos como inferiores ou mesmo invisibilizados, ela também ressoa as vozes de mulheres que ousaram se insurgir contra uma estrutura de poder baseada na submissão e controle

Textos em português, francês e inglês.

Categoria: Artes visuais

 
capa Kika.jpg

Kika Costa - Formas e Anjos - Forms and Angels

Gaudêncio Fidelis

320 p., 2021 – ISBN 978-65-990001-4-0

Sinopse: O livro busca ampliar o acesso à obra de Kika Costa e aprofundar o conhecimento acerca de sua produção, por meio de uma vasta investigação sobre os interstícios da forma artística. Também procura abrir o debate sobre produções artísticas que enfrentam obstáculos e são geradas a partir de outras forças mobilizadoras que superam limites e atuam como um instrumento de compreensão do mundo à nossa volta

Texto em português e inglês

Categoria: Artes visuais

 
PV_C.jpg

Atelier de Projeto V - Turma C

Sergio M. Marques - João Ricardo Masuero (org.)

229 p., 2021 – ISBN 978-65-89263-17-3

Sinopse: A obra é um relato das atividades de projeto arquitetônico desenvolvidas no contexto da disciplina Projeto Arquitetônico V – Turma C, do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Categoria: Arquitetura – Ensino de Projeto

Disponível AQUI

 
capa wangjing.jpg

Olhando para cima e para baixo no Wangjing Soho =
Looking up and down in Wangjing Soho =

在扎哈哈迪德项目上向上下寻找

Airton Cattani

50 p., 2021 – ISBN 978-65-61965-7-1 – impresso

                      ISBN 978-65-61965-8-8 – digital

Sinopse: Ensaio fotográfico sobre os pisos externos do Wagjing Soho, projeto de Zaha Hadid construído em Beijing. Textos em português, inglês e chinês.

Publicação em co-edição com o PGDesign – Programa de Pós-graduação em Design da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Apresentação de César Bastos de Mattos Vieira.

Categoria: Design – Design de superfícies

Disponível AQUI

 
acessibilidade 3.jpg

Acessibilidade em ambientes culturais : pesquisas científicas

Eduardo Cardoso  Jeniffer Cuty (Org.)

165 p., 2021 – ISBN 978-65-89263-10-4

Sinopse: Terceiro volume da série, o livro trás pesquisas científicas sobre o tema com textos de Miriam Moema Loss, Jeniffer Cuty, Ana Cristina Cypriano Pereira, Liliana Maria Passerino, Eliane Lourdes da Silva Moro, Lizandra Brasil Estabel, Mirela Strehl Zanona, Elizabeth Romani, Christina da Silva Camillo, Viviane Panelli Sarraf, Maria Cristina Oliveira Bruno, Doris Couto e Letícia Schwartz.

Categoria: Design – Acessibilidade

Disponível AQUI

 
apesar.jpg

Apesar de: ensaios visuais na quartentena

Alice Porto e Maristela Salvatori

66 p., 2021 – ISBN 978-65-89263-00-5

Sinopse: Apesar de: ensaios visuais na quarentena foi produzido no decurso do Laboratório de Processos Gráficos, disciplina do Curso de Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IA/UFRGS), ministrada por Maristela Salvatori em estratégias de Ensino Remoto Emergencial (ERE) devido à necessidade de distanciamento social ocasionada pela pandemia do Covid-19. Sugerido inicialmente por Carla Borba, o desafio de uma produção conjunta foi aceito pelo grupo composto por Aline Vargas, Aline Souza, Gabriela Berghahn, Julia Narvaez, Jully Camargo, Liège Peres, Noelia Long e Silmara Zago e levado a cabo com a participação e organização de Alice Porto e Maristela Salvatori e com produção gráfica de Alice Porto. A publicação traz ensaios visuais que gravitam em torno de novas rotinas e sentimentos vivenciados neste momento crítico, o corpo- casa, a casa-ateliê, resiliências e descobertas.

Categoria: Artes visuais

Disponível AQUI

 
capa 6.jpg

Os expurgos da UFRGS: memória e história

Coletivo Memória e Luta

112 p., 2021 – ISBN 978-65-89263-12-8

Sinopse: As novas gerações de professores, servidores administrativos e alunos que trabalham e estudam nesta Universidade desconhecem a brutalidade dos ataques que sobre ela se abateram nos idos de 1960, com o afastamento de professores de modo arbitrário, pelos escalões superiores da estrutura do poder instalado, como em 1969, ou com a participação de membros da própria Universidade, professores colaborando com a repressão para a expulsão de colegas, como em 1964. Resgatar esses episódios hoje é, mais do que necessário, urgente. É preciso saber sobre a gravidade das consequências do arbítrio sobre pessoas e sobre instituições, quando garantias legais são destruídas, abrindo caminho às desforras individuais, a interesses escusos, a projetos individuais ou coletivos inconfessáveis, toda essa iniquidade em nome da defesa da pátria, da família e da moralidade. (Texto de Lorena Holzmann, p. 18)

Categoria: Humanidades

 
financeira.jpg

Dicas para manter sua educação financeira em alta

Wendy Haddad Carraro Miriellen Meyres Pereira Monise Pasetto Soster

63 p., 2021 – ISBN 978-65-89263-13-5

Sinopse: O livro é resultado do Projeto de Extensão Educação Financeira em tempos de Covid-19 , e faz parte do Programa Educação Financeira para Todos e para Toda Vida, que tem por objetivo melhorar a vida das pessoas por meio da Educação Financeira. Ambos são coordenados pela professora Wendy Haddad Carraro, do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS

Categoria: Educação – Educação financeira

Disponível AQUI

 
capa2_curvas.jpg

Histórias que eu vivi e outras que me contaram

Airton Cattani

18 x 23, 110 p., 2021 – ISBN 978-65-990001-5-7

Sinopse: Com um viés memorialístico, o livro apresenta uma séria de histórias peculiares vividas ou relatadas ao autor.

Categoria: Literatura – Relatos.