2016

Modernização e verticalização da área central de Porto Alegre

Renato Holmer Fiore (organizador)

19 x 23 cm, 368 p., ilustrado, 2016 – ISBN 978-85-61965-38-9

Sinopse: Este livro apresenta um conjunto de textos que tratam de aspectos relacionados ao processo de modernização e verticalização da área central de Porto Alegre, especialmente no segundo quartel do século XX, terminando no período de prevalência da cidade da arquitetura do Movimento Moderno, nos anos 1950-60. Textos de Renato Holmer Fiore, Anna Paula Canez, Celia Ferraz de Souza, Cláudio Calovi Pereira, Gilberto Flores Cabral, Luiz Henrique Hass Luccas, Marcos Flávio Teiteiroit Bueno, Maria Soares de almeida, Nara Helena Naumann Machado, Raquel Rodrigues Lima e Sílvio Belmonte de Abreu Filho.

Categoria: Arquitetura e urbanismo

 

Ausência / Nick Rands pinturas

Icleia Borsa Cattani

14 x 14 cm, 84 p., ilustrado, 2016 – ISBN 978-85-61965-45-7

Sinopse: O livro documenta a exposição homônima realizada na Galeria Gestual, Porto Alegre/RS, entre 26 de novembro e 24 de dezembro de 2016. Tanto a exposição quanto o livro evidenciam a possibilidade de elaboração da perda que se constrói pela e na pintura.

Texto em português e inglês

Categoria: Artes visuais

 

V Seminário DOCOMOMO Sul – O moderno no contemporâneo: herança e prática

Ana Carolina Pellegrini, Carlos Eduardo Comas (organizadores)

Publicação em CDRoom, ilustrado, 2016 – ISBN 978-85-61965-40-2

Sinopse: A publicação contém textos dos seguintes pesquisadores, apresentados durante o evento: Adriana Leal de Almeida, Carlos A. Ferreira Martins, Ana Cristina Castagna, Andrea Soler Machado, Silvia Correa, Angelina Blomker, Adriana Sabadi, Betina Tschiedel Martau, Fernando Duro da Silva, Bruno Melo Braga, Camila Thiemi Nakamura Gonino e Ricardo Dias Silva, Carlos Castro, Carlos Fernando Silva Bahima, Claudia Virginia Stinco, Daniel Pitta Fischmann, Diego Henrique de Oliveira Soares, Evelyn Furquim Werneck Lima, Fernanda Royer Voigt, Gabriel Kogan, Humberto Carta, Juliano Caldas de Vasconcellos, Kátia F. Marchetto, Leandro Rahmeier Marchetto, Jânerson Figueira Coelho, Manuela Catafesta, Marcelo Augusto Felicetti da Silva, Marcelo Puppi, Marcos Amado Petroli, Marcos Dornelles dos Santos, Maria Luiza Macedo Xavier de Freitas, Mariana Comerlato Jardim, Markus Tomaselli, Nicolás Sica Palermo, Paula Bem Olivo, Pauline Fonini Felin, Monika Maria Stumpp, Rafael Antonio Cunha Perrone, Simone Neiva, Rafael Saldanha Duarte, Salvador Gnoato, Suelen Camerin, Suely de Oliveira Figueirêdo Puppi, Tânia Nunes Galvão Verri, Renato Luiz Sobral Anelli, Thaís Luft da Silva, Vanessa Calazans da Rosa e Renato Leão Rego.

Edição conjunta PROPAR/UFRGS

Categoria: Arquitetura

Disponível AQUI

 

Música, filosofia e bildung

 

Raimundo Rajobac, Luiz Carlos Bombassaro e Marília Stein (organizadores)

Publicação on-line, ilustrado, 2016 – ISBN 978-85-61965-40-2

Sinopse: A publicação contem 172 textos apresentados durante o SEFIM – II Simpósio de Estética e Filosofia da Música, realizado de 21 a 23 de setembro de 2016, em Porto Alegre/RS.

Categoria: Música

Disponível AQUI

 

Dom Lixote, um herói reciclado

 

Kátia Cesa

15 x 25 cm, 24 p., ilustrado, 2016 – ISBN 978-85-61965-44-0

Sinopse: Dom Lixote nasceu em 2014, em uma oficina de construção de bonecos com sucatas, ministrada pela Companhia de Teatro Caixa do Elefante, em Porto Alegre. Muitas embalagens estavam disponíveis para a criação dos bonecos, mas assim que uma garrafa plástica de suco se encontrou com duas tampinhas de estojo de lentes de contato, com um medidor de sabão em pó e com uma casca de amendoim, ele se apresentou:

Muito prazer, sou Dom Lixote, um herói reciclado!

Disse-nos que era um ativista da causa ambiental e pediu a nossa ajuda. Assim, como um cavaleiro contemporâneo que enfrenta os grandes vilões que ameaçam a natureza, ele foi convidado a contar a sua história.

Ilustrado por Moa

Categoria: Literatura infanto-juvenil

 

Gestão do Design na prática: Framework para implementação em empresas 

Bruna Ruschel Moreira, Maurício Moreira e Silva Bernardes e Rita Assoreira Almendra.

15 x 21 cm, 145 p., ilustrado, 2016 – ISBN 978-85-61965-39-6

Sinopse: O diálogo entre Gestão e Design está se desenvolvendo há diversas décadas e os sistemas econômicos que contam com uma indústria criativa madura já possuem planos para promover a inserção do Design não somente nos níveis operacional e tático das organizações, mas também no nível estratégico. A obra é fruto de uma experiência de pesquisa aplicada que utilizou diversos métodos para a descrição do panorama industrial brasileiro, o aprofundamento da realidade organizacional das empresas parceiras e a prática da Gestão do Design. Consequentemente, devolve uma série de resultados, sintetizados no framework da Gestão do Design na prática.

Apresentação de Carlo Franzato e José Márcio Atz

Categoria: Design

Disponível AQUI

 

Maria Lucia Cattani – A última parede / The last wall

Nick Rands (organizador)

21 x 21 cm, 168 p., ilustrado, 2016 – ISBN 978-85-61965-43-3

Sinopse: O livro documenta em escala real uma das últimas obras da artista Maria Lucia Cattani (1958-2015): uma parede de sua casa desenhada com caneta tipo marcador à base d’água.

Texto em português e inglês

Categoria: Artes visuais

 

Maria Lucia Cattani – Gestos e repetições

Maristela Salvatori e Paulo Silveira (curadores)

21 x 21 cm, 48 p., ilustrado, 2016 – ISBN 978-85-61965-41-9

Sinopse: catálogo da exposição homônima da artista Maria Lucia Cattani (1958-2015), realizada na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, do Instituto de Artes da UFRGS, em 2016, apresentando um pequeno recorte da abrangente e vigorosa produção visual da artista.

Categoria: Artes visuais

Disponível AQUI