identidadeMVA_branco.png

Marcavisual Acervos é um setor da Marcavisual Editora, com foco na gestão de acervos e documentação artística.

Atendendo instituições públicas e privadas, Marcavisual Acervos presta serviços de consultoria com o objetivo de garantir melhorias e otimizações nas condições de guarda e preservação de documentos e objetos tridimensionais. Tendo como missão realizar a recuperação inteligente da informação em acervos artísticos, conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais com formação nas áreas de artes visuais, arquivologia, história, história da arte e museologia.

Realiza avaliações e laudos de acervos para fins de inventário e/ou comercialização de obras e conjuntos documentais.


Consulte-nos pelo endereço marcavisual.acervos@gmail.com
EQUIPE

caroline.jpg

Caroline Ferreira

Graduanda em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Realiza pesquisa vinculada ao grupo FLUME – Educação e Artes Visuais e atua como mediadora no Núcleo Educativo e de Programas Públicos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Ado Malagoli. Em 2021, integrou a equipe de catalogação do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS.

Catarina Petter

Graduanda em Museologia/UFRGS. Integrou a equipe de pesquisa, concepção, montagem e curadoria da exposição “Do Stonewall ao Nuances: 50 anos de ação no Memorial do Rio Grande do Sul” (2018). Integrou a equipe de catalogação do Projeto de Catalogação do MACRS (2021). Participou da catalogação do Grande Leilão de Arte Geração 80 RS, promovido pela Agência de Leilões Daniel Chaieb. Integra a equipe do Projeto Teatro Memória em Cartaz (2021). Integra a equipe de catalogação do acervo de Maria Lucia Cattani (2019-). Integra a equipe do Memorial e Acervo Histórico da Escola de Engenharia da UFRGS (2018-). Atualmente estagia no Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS) no Setor de Acervo.

helena.jpg

Helena Cattani

Historiadora (UFRGS, 2009) e arquivista (UFRGS, 2019, com TCC premiado pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação – ABECIN em 2020). Mestre em História (UFRGS, 2015, com pesquisa sobre a formação do Carnaval em Porto Alegre na década de 1960). Coordenadora de memória do Centro de Estudos e Pesquisa sobre Tema Enredo (CETE) e pesquisadora de carnaval. Arquivista colaboradora do Instituto Cultural Torus (2019-). Arquivista responsável pelo Projeto Maria Lucia Cattani (2019-).

nina.jpg

Nina Sanmartin

Graduanda em História da Arte/UFRGS. É uma das pesquisadoras idealizadoras do projeto Mulheres nos Acervo, premiado no 13° Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria Destaque em Acervo (2018). Foi co-curadora das exposições “Sinfonia da Alvorada” MARGS (2018); “Artistas Mulheres: territórios expandidos”, Pinacoteca Aldo Locatelli (2019); “Artistas Mulheres: tensões e reminiscências”, Pinacoteca Ruben Berta (2019); “Gostem ou Não - Artistas mulheres no acervo do MARGS” MARGS (2019); “47% | Artistas Mulheres no Acervo do MACRS” MARGS (2020). Foi produtora executiva da exposição “Pinacoteca Barão de Santo Ângelo visita o Museu Nacional de Belas Artes” (2020). Integrou a equipe de catalogação do Projeto de Catalogação do MACRS (2021). Bolsista de extensão no Setor de Acervo Artístico da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo (2018-). Atualmente integra a equipe do Núcleo de Acervo e Pesquisa do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (2021).